O amplificador bluetooth é um tipo de tecnologia de transmissão de rede sem fio. Naquela época, a tecnologia sem fio já existia há muito tempo e algumas delas chegaram a um estágio de maturidade. Por exemplo, a tecnologia infravermelha pode ser encontrada em vários produtos eletrônicos de consumo, como eletrodomésticos, computadores, telefones celulares e PDAs. A maior vantagem da tecnologia infravermelha é seu baixo custo. Mas suas deficiências também são fatais: velocidade lenta, distância curta, segurança precária, anti-interferência fraca, então uma tecnologia sem fio mais poderosa deve nascer de vez em quando para atender ao desejo de liberdade das pessoas, como a tecnologia de amplificador bluetooth.
Do desenvolvimento histórico do amplificador bluetooth
A competição no mercado de chips amplificadores bluetooth é acirrada, pois o chip é uma importante transportadora para a transformação de novas tecnologias de TI em produtos. Se os produtos de tecnologia de amplificador bluetooth podem realmente entrar em produção em massa depende se a tecnologia de fabricação de chips pode acompanhar. Diante do mercado em expansão, muitos fabricantes de semicondutores de classe mundial estão investindo ativamente na produção de chips amplificadores bluetooth para ocupar as posições de liderança do mercado. Os renomados fabricantes de telefones celulares Ericsson e Nokia produziram duas soluções de chip que atendem ao atual nível tecnológico. Os primeiros fones de ouvido amplificador bluetooth e telefones celulares amplificadores bluetooth da Ericsson têm seus próprios chips amplificadores bluetooth integrados. Posteriormente, a Philips Semiconductors ocupou uma vez os patamares de comando do fornecimento de chips por causa de sua aquisição bem-sucedida da tecnologia VLS1 em 1999. Motorola, Toshiba, Intel e IBM também se envolveram no desenvolvimento de chips ou adquiriram tecnologias correspondentes com licenças, mas não há avanço .
Em 2002, Cambridge Silicon Radio (CSR) no Reino Unido introduziu uma verdadeira solução de chip único CMOS (controlador de banda base dez componente de alta frequência) chamada BlueCore (núcleo do amplificador bluetooth) e integrou com sucesso sua versão sucessora BlueCore 2 - O preço de o chip externo caiu para menos de US $ 5. No final, o produto amplificador bluetooth decolou. O fornecimento de chips amplificadores bluetooth pela empresa em 2002 representou cerca de 18% do mercado total. Entre os equipamentos atuais para usuários finais que atendem ao padrão de amplificador bluetooth 1.1, 59% estão equipados com produtos CSR. A CSR também tem um concorrente, a Texas Instruments. A Texas Instruments também lançou um amplificador bluetooth de chip único em 2002, que é controlado por um computador em cerca de 25mW, o que economiza bastante energia. Este produto de chip é denominado BRF6100. O preço de compra a granel é de apenas 3 a 4 dólares americanos. A Texas Instruments também está desenvolvendo um chip que integra amplificador bluetooth e IEEE802.11b. Estima-se que a introdução deste produto reduzirá ainda mais o preço dos chips amplificadores bluetooth. O desenvolvimento da tecnologia WUSB definitivamente passará pelo mesmo caminho difícil, e o preço se tornará um problema de desenvolvimento para o WUSB.
O amplificador Bluetooth suporta cada vez mais funções
As especificações do chip amplificador Bluetooth passaram por três estágios de desenvolvimento: 1.0, 1.1 e a versão mais recente 1.2. Transmissão de dados e transmissão de áudio são as duas funções básicas do amplificador bluetooth, incluindo porta serial virtual do amplificador bluetooth, transmissão de arquivos, rede dial-up, gateway de voz, fax, fone de ouvido, sincronização de gerenciamento de informações pessoais, rede de amplificador bluetooth, equipamento ergonômico, etc. Estas duas funções básicas são expandidas. É importante notar que muitos dispositivos amplificadores bluetooth podem fornecer apenas algumas dessas funções. O chip amplificador BlueCore 3bluetooth da CSR usa a última versão 1.2 e seus produtos correspondentes ainda não foram lançados em grande escala. O BlueCore 3 tem uma função de “conexão rápida” que reduz o tempo de identificação entre os dispositivos amplificadores bluetooth para menos de 1 segundo e pode mudar de frequência de forma adaptativa durante a comunicação para evitar interferência IEEE802.11b.
Existem também funções para melhorar a qualidade de transmissão do som e conectar mais dispositivos amplificadores bluetooth. O que é interessante é que o hardware do chip baseado na versão 1.1 não precisa ser alterado, apenas atualize o firmware (firmware, semelhante ao BIOS da placa-mãe) para adicionar as funções acima. Além disso, todo o consumo de energia do núcleo é 18% menor do que o BlueCore 2-External. De acordo com as informações publicadas, a tecnologia WUSB tem mais vantagens técnicas do que a tecnologia de amplificador bluetooth, mas a promoção de aplicativos é o verdadeiro impasse da tecnologia WUSB.
Horário da postagem: 18 de dezembro de 2020